Ads Top

Molho Teriyaki: um dos molhos japoneses mais famosos

Os molhos usados na culinária oriental são bastante naturais e saudáveis. A maioria apresenta baixo teor de calorias e garante um sabor autentico aos pratos. Apesar do Shoyu ser o mais conhecido, existem diversos outros molhos orientais saborosos como o Teriyaki.

O molho Teriyaki (que significa em japonês: “teri” = molho e “yaki” = grelhar), é escuro, encorpado, brilhante e apresenta sabor adocicado. Combina muito com carne bovina, suína, cordeiro, aves ou peixes grelhados, mas também pode ser usado como molho complementar de pratos cozidos, refogados e sushi.

Origem do Molho Teriyaki

Sua origem foi posterior à criação do Molho de Soja Shoyu. Quando o povo asiático começou a grelhar e assar carnes mergulhadas em um líquido. A mistura de shoyu com outros ingredientes para encorpar o molho e marinar as carnes deu origem ao Molho Teriyaki.

Na realidade, é um molho muito apreciado pelos americanos, o molho foi criado pensando em oferecer um delicioso molho de churrasco para um público ocidental. Os americanos adoraram o molho e atualmente ele é servido em hambúrgueres, espetinhos e muitos outros pratos tradicionais.
Para os apaixonados pela comida japonesa e chinesa e também para quem procura variar o cardápio, confira a seguir uma receita de molho Teriyaki para fazer em casa:
Ingredientes:
3 colheres de sopa de açúcar;
¾ de xícara de Shoyu;
¾ de xícara de Saquê (vinho de arroz);
1/3 de xícara de Mirin;
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo médio e mexa até o açúcar dissolver.
Deixe o molho ferver por alguns minutos para que ele possa engrossar e ganhar brilho.
Retire do fogo quando a mistura apresentar ponto de calda, reserve e deixe esfriar.
Dica: um dos pratos mais famosos com o Molho Teriyaki é o Frango Teriyaki, sendo inclusive incorporado em grandes redes de Fast Food como a rede de lanches saudáveis Subway.
Dica 2: você pode adicionar gengibre à gosto.

         

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.